Alimentação, Saúde e Magia

23-07-2012 11:58

 

hermetismo, lei do movimento, chakras, nadis, yin e yang, lei da polaridade, os cinco elementos, fogo, terra, metal, água, madeira, corpos sutis, pensamento, corpo mental, corpo emocional, corpo espiritual, saúde e magia, alimentação e magia, eOcultismo, paulo augusto junior, núcleo revisão, anpu, carolina de oliveira scodeler, prato de comida    Estamos na era da alimentação saudável, da atividade física, do bem cuidar do corpo e até da estética a todo custo! Os profissionais de saúde nos incentivam a termos uma boa nutrição e a praticarmos exercícios físicos e relatam a todo momento o quanto essas práticas são importantes para uma boa saúde. Somos bombardeados pela mídia com anúncios para lembrar-nos do bem-estar que está disponível para nós e nos mostrar quais são os padrões desse bem-estar e beleza atuais. Mas comprar esses produtos, respeitar um programa alimentar e exercita-se garante que você será uma pessoa saudável?

 

    A resposta é definitivamente NÃO! Muito além de cuidar da nutrição material temos que nos lembrar do cuidado com os nossos corpos espiritual, astral e mental!

 

    Para adentrarmos neste assunto algumas definições devem ser colocadas:

 

A Lei do Movimento e da Polaridade

 

    Nas literaturas herméticas encontramos duas importantes Leis que regem o Universo:

 

    ·         hermetismo, lei do movimento, chakras, nadis, yin e yang, lei da polaridade, os cinco elementos, fogo, terra, metal, água, madeira, corpos sutis, pensamento, corpo mental, corpo emocional, corpo espiritual, saúde e magia, alimentação e magia, eOcultismo, paulo augusto junior, núcleo revisão, anpu, carolina de oliveira scodelerA Lei do Movimento: essa teoria nos diz que o Universo está em constante movimento, em constante mutação. Nada se criada, nada se perde, tudo se transforma. O novo de hoje é o velho de ontem! Quando achamos que algo não presta e tentamos destruí-lo, na verdade só o estamos transformando em algo novo!

    ·         A lei da polaridade: no universo tudo é duplo, Ying e Yang, Masculino e Feminino, Ativo e Passivo, Criador e Destruidor... Tudo tem seu oposto, que na realidade são só extremos de uma mesma coisa. Assim como numa pilha, aonde o lado positivo e o lado negativo são apenas as extremidades de um mesmo corpo, de uma mesma energia. Da mesma maneira, o amor e o ódio são extremos de um mesmo sentimento!

 

    Quando há mais Yin do que Yang, temos um desequilíbrio. Devemos diminuir o Yin e aumentar o Yang. Só assim poderemos equilibrar nossa energia interna ou externa. Essa dinâmica é imprescindível para podermos entender todo o processo da Energética humana, o que realmente ocorre em nossos corpos, tanto o físico quanto o espiritual, o mental e o emocional.

 

Os Cinco Elementos

 

hermetismo, lei do movimento, chakras, nadis, yin e yang, lei da polaridade, os cinco elementos, fogo, terra, metal, água, madeira, corpos sutis, pensamento, corpo mental, corpo emocional, corpo espiritual, saúde e magia, alimentação e magia, eOcultismo, paulo augusto junior, núcleo revisão, anpu, carolina de oliveira scodeler

 

    Além do Yin e do Yang, os orientais também dividiram a natureza em cinco elementos: a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água. Para nós ocidentais a divisão ocorre da seguinte maneira: Fogo, Ar, Água, Terra e Espírito.

 

    Essa divisão é importante para que possamos compreender a dinâmica do Universo e dos nossos mundos interiores! Quando há excesso ou escassez de algum desses elementos entramos em desequilíbrio. Cada um desses elementos está associado a vários fatores, tais como: pontos cardeais, cores, aromas, sabores, órgãos, emoção, etc., fato que pode ser facilmente observado por aqueles que conhecem Cabala, Astrologia, Umbanda e muitas outras Artes.

 

    Os Cinco Elementos representam tudo o que existe no universo, ou seja, a interação entre o micro e o macrocosmo. Portanto, esses cinco elementos estão intrinsecamente ligados à nossa personalidade e à nossa alimentação. Por essa ótica devemos considera que o ambiente, nosso estado físico e emocional em relação ao mundo e a nossa personalidade vão influenciar no que desejaremos comer.

 

Chakras e Nadis

 

    hermetismo, lei do movimento, chakras, nadis, yin e yang, lei da polaridade, os cinco elementos, fogo, terra, metal, água, madeira, corpos sutis, pensamento, corpo mental, corpo emocional, corpo espiritual, saúde e magia, alimentação e magia, eOcultismo, paulo augusto junior, núcleo revisão, anpu, carolina de oliveira scodelerOs chakras são centros captadores, armazenadores e distribuidores de Energia Vital (prana, ki, chi, axé...) do nosso corpo. Existem milhares de centros de força distribuídos pelo corpo, os quais estão ligados por canais chamados nadis. Os nadis formam uma imensa malha pelo corpo, idêntica ao sistema circulatório do sangue, que leva essa energia para todos os pontos do corpo. Segundo textos orientais, existem cerca de setenta e duas mil nadis por todo o corpo humano. No sistema energético humano os chakras são responsáveis por capturar, transformar e direcionar as diferentes frequências dessa energia. Eles captam essa energia do ambiente, do Cosmos e de todos os materiais existentes no planeta e os absorvem para o nosso melhor aproveitamento. Além de serem receptores, os chakras também são emissores, ou seja, emitem energia para o ambiente ou para outros objetos e seres vivos.

 

    Apesar do grande número de chakras (144.000 ao todo), sete são os mais conhecidos e estão dispostos ao longo da coluna vertebral. O equilibro ou desequilíbrio dos chakras ou nadis depende de nossa alimentação, exercícios físicos, estado emocional, estado mental e espiritual.  Mantê-los equilibrados é de vital importância, visto que eles regulam nosso sistema endócrino, emocional, mental e físico. As doenças proveem do desequilíbrio dessas energias, pois antes de somatizar no corpo físico, ela já passou pelos demais corpos (sutis), adoecendo-os antes.

 

Corpos Internos

 

hermetismo, lei do movimento, chakras, nadis, yin e yang, lei da polaridade, os cinco elementos, fogo, terra, metal, água, madeira, corpos sutis, pensamento, corpo mental, corpo emocional, corpo espiritual, saúde e magia, alimentação e magia, eOcultismo, paulo augusto junior, núcleo revisão, anpu, carolina de oliveira scodeler

    Como seres multidimensionais que somos, nos manifestamos em várias dimensões (ou diferentes planos de realidade) e possuímos um sistema de corpos, no qual, o corpo físico é na realidade, um conglomerado de todos os outros, com a acréscimo da matéria ou substância planetária ( Os corpos sutis são compostos de substância Luz) e isso explica porque tudo... mental, emocional, psíquico e espiritual, encontra-se retratado no corpo físico. Os corpos sutis são representados por sete corpos de energias e fluídos, cada um em seu plano de existência e com sua função específica.

 

    O bom funcionamento e manutenção desses corpos nos garante uma boa saúde, assim como quando algo perturba algum desses corpos sentimos seus reflexos em nosso corpo físico através de uma doença ou disfunção mental ou emocional.

 

Saúde e Evolução

 

hermetismo, lei do movimento, chakras, nadis, yin e yang, lei da polaridade, os cinco elementos, fogo, terra, metal, água, madeira, corpos sutis, pensamento, corpo mental, corpo emocional, corpo espiritual, saúde e magia, alimentação e magia, eOcultismo, paulo augusto junior, núcleo revisão, anpu, carolina de oliveira scodeler    O corpo humano como santuário do espírito encarnado é o instrumento de que nós nos servimos para o exercício de nossas atividades no mundo físico; por isso foi formado de maneira que, ao mesmo tempo que exerça essas atividades, permaneça ligado por vários meios ao seu próprio mundo, o espiritual. Disso também decorre a grave responsabilidade que toca ao homem encarnado de zelar e responder pela conservação, equilíbrio e harmonia funcional desse corpo.

 

    Sendo assim, ter uma boa saúde não é só questão de estética, é além de tudo uma prerrogativa para todos aqueles que estão galgando os degraus para estágios mais altos de evolução. Estar com suas energias supridas não é só uma obrigação carnal, mas também espiritual.

 

    Além de toda essa parte teórica há a parte prática disso tudo. Nossa alimentação influencia e muito em nosso temperamento, emoções e pensamentos. Veja, se você tem problemas com o elemento Fogo, como eu, provavelmente terá azia, gastrite, acessos de raiva... Além de nos incomodar, essa condição também prejudica nossa evolução, uma vez que diante, sobretudo dos fatores emocionais, podemos facilmente sucumbir ao controle do ego ao invés de controla-lo! No exemplo acima, para resolver este problema de “excesso de fogo” devemos comer alimentos do elemento Água a fim de nos equilibrarmos. Neste caso, comidas frias, salgadas e alcalinas são recomendadas para sanar o problema; enquanto que comidas quentes e apimentadas devem ser evitadas. Isso se refletirá na neutralização do pH de seu estomago e equilíbrio de seus corpos interiores, sanando as doenças físicas e os distúrbios mentais.

 

    No campo da magia podemos ver que temos dificuldade em trabalhar com determinados elementos devido a esse desequilíbrio energético pessoal. Não terei muito proveito em trabalhar com magias do elemento Terra se eu não a tenho bem equilibrada dentro de mim. Então se eu tenho muito orgulho, por exemplo, magias relacionadas com Omolu, Gnomos e outros não serão bem realizadas e muitas das vezes serão bem frustrantes.

 

    Hoje temos acesso a muitas técnicas de cura holísticas, dentre essas podemos destacar: Reiki, Magnetismo, Ayurveda, Medicina tradicional Chinesa, Florais, Fitoterápicos, Radiestesia, dentre uma infinidade de outros métodos, todos ao nosso alcance. Mas depende de nós estudarmos e praticarmos. Só a teoria não valerá de nada se não houver a prática! Como diz o velho ditado “Mente sã, Corpo são!” e vice-versa, não há como um estar bem e o outro não. Assim também, não há como o corpo físico estar bem e os corpos sutis não! Só a prática poderá realmente fazer algum efeito em nossa vida!

 

    Nos próximos artigos eu vou retomar as postagens sobre florais e falarei também mais sobre os distúrbios em um tipo de energia (fogo, ar, terra e água), seus aspectos ligados a magia e como equilibrá-los.

 

- Irmão Folha Verde

Questionário

Gostou deste Artigo?

Sim (12)
67%

Não (6)
33%

Total de votos: 18

Alimentação, Saúde e Magia:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário