Mais importante do que o ato, é a MOTIVAÇÃO para o mesmo !
As Plantas na Bíblia
Olá a todos!
Estou aqui mais uma vez para falar sobre as plantas que aparecem na bíblia e seus usos.
Bom vamos começar pela criação das plantas, lá em Gênesis 1 diz:
11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
Como podemos ver, a plantas provêem direto do elemento terra, cada uma com as suas propriedades e informações genéticas que seriam passadas de geração em geração. Todas tinham uma função específica, principalmente a alimentação.
Em Gênesis 2:
9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
Aqui nós vemos o relato da criação da Árvore da Vida e a Árvore da Morte dos cabalistas. E o homem tinha que cultivar e cuidar do jardim. Depois disso temos a queda de Adão e Eva comendo o fruto proibido, sendo expulsos do paraíso e Adão sendo obrigado a lavrar a terra e comendo do seu trabalho. A partir daí vemos o homem aprendendo a arte da agricultura com Caim.
Em Gênesis 9 lemos:
20 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
" E Noé como bom lavrador plantou suas uvas e inventou o vinho", a primeira bebida alcoólica descrita na bíblia. Essa é a única em que é descrita do que ela é feita, as outras só são chamadas de bebidas fortes (Provérbios 31:6).
Em Êxodo 25:6 descreve pela primeira vez o uso das plantas para a fabricação de óleo, temperos e incensos: "Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso". No capítulo 30 é descrito a receita do incenso e dos perfumes utilizados no tabernáculo.
Plantas Medicinais, Comestíveis e Mágicas
O hissopo era utilizado frequentemente para a purificação (Salmos 51:7), foi usada também para impedir que o sangue coagulasse (Êxodo 12: 22). O uso medicinal do hissopo pode ser encontrado em JOÃO (19: 29 – 30). O hissopo bíblico - a planta que é chamada Hyssopus officinalis, é nativa do sul da Europa, mas não no Oriente Médio antigo ou no Egito, conseqüentemente o hissopo que nós conhecemos não é o mesmo da Bíblia.
Alguns peritos da Bíblia dizem que a menta estava entre “as ervas amargas” mencionadas no Êxodo 12:8, Números 9: 11, junto com as folhas da endivia, da chicória, da alface, do agrião da água, do espinafre, e do dente-de-leão. Todas essas ervas eram comidas como salada. A menta era ingerida após as refeições para ajudar o sistema digestivo.
A mandrágora é mencionada no GÊNESIS 30: 14 – 16, a história diz que Raquel convoca os poderes das mandrágoras de Rueben, mas não diz se acreditava em suas qualidades mágicas, que naquela época era conhecida a como a maçã do amor. O espinho-de-Cristo se originou do espinho de Jerusalém - Paliurus spina-christi. Outras plantas, usadas em perfumes e banhos e as madeiras nobres mencionadas são: bálsamo, incenso, cânfora, canela, cássia e açafrão. Os cereais: milho, trigo, lentilha, milheto, feijão e cevada.
As plantas mais mencionadas na Bíblia são: salgueiro, lírio da água, violeta, tulipa, sálvia, rosa, ranúnculo, peoni, nigela, narciso, açafrão-da-pradaria, malva, lupina, litrium, lírio, consolida, narciso, hiacinto, galium, açafrão, mostarda, menta, melancia, mandrágora, malva, hissopo, alho, alho porró, cebola, coriandro, anis, cominho, linho, abóbora e cerefólio.
As árvores são: canela, salgueiro, pinho, bálsamo, carvalho, amora, mirto, junipero, elmo, castanha, cipestre e cedro. Frutas mencionadas: pomegranate, palma, castanha, maçã e azeitonas.
Duas ervas estão entre as favoritas, o incenso chamado também olibanum foi usado em rituais religiosos por séculos. Mencionado frequentemente nos primeiros 5 livros. Foi usado para tratar dores internas e externas. É usada uma resina gomosa encontrada nas árvores espinhosas pequenas chamadas Boswellia thurifera, crescendo na África, no Yêmen, e nos países do mar vermelho.
Mirra era usada para fazer lavagem para infecções, foi usada pelos egípcios e pelos hebreus como incenso, em cosméticos, em perfumes e como medicinal, muito usado também naquele tempo para embalsamar os corpos. O incenso era considerado um tesouro raro e foi dado como um grande presente para o bebê Jesus!
As dores e as feridas eram tratadas com cataplasma feitos da culatra do urso, ou mel ou gordura de porco, a resina da hera, o óleo de agrimônia, de sementes de linhaça e a casca do mamão. As torceduras foram envolvidas com uma cataplasma feito das folhas esmagadas da planta consolida. O reumatismo era tratado embebendo o balsamo no óleo verde de oliva e aplicado na parte afetada como linimento. Fazendo massagem com sal seguido por um xampu por todo o corpo, fazia as pessoas sentirem como se estivesse saído de um spa, isto ajudava na circulação do sangue. Os problemas de estômago eram curados com água de alecrim. A raiz do gengibre também era usada mastigada. As dores de cabeça também eram curadas com o chá do alecrim, ou as folhas da hortelã que eram colocadas na testa. O óleo de manjerona era friccionado em cima da região que sofria a dor de cabeça. Os galhos de alecrim eram fervidos em água e usados para lavar o corpo contra as febres.
Bom como sempre o texto ficou longo, no próximo post eu falarei sobre as plantas alucinógenas, o que eu acho que vai estimular muita gente.
- Irmão Folha Verde
Tags:
Trabalhos Abertos e Caridade ← :Anterior - Próxima: → Qual é a do Pêndulo? - Práticas 1 e 2
As Plantas na Bíblia:
Versículo
Data: 11-04-2022 | De: Roberta
Gostei muito da matéria, mas eu queria saber o texto onde tem aalguma menção aos banhos de ervas
Banho de ervas
Data: 09-06-2021 | De: Maiane
De uma certa forma os sacerdotes usavam ervas em forma de banhos para purificação sim ou não. Seria proibido um evangélico banhar-se com ervas!!?
Re:Banho de ervas
Data: 09-11-2021 | De: Phil
Não, porém não vai adorar ou achar que é descarrego rs , mas acredito que seja tipo arnica só que natural ou algo do tipo.
Planta
Data: 29-08-2020 | De: Mayara
Ganhei uma planta e fui pesquisar sobre ela e diz que é a espada de São Jorge e um santo
Citado em candomblé o que tem a dizer sobre nomes
De plantas ?
Re:Planta espada de São jorge
Data: 28-02-2021 | De: sidnei
Primeiro que São Jorge é um santo católico,,e a espada faz referência por ser esse santo primário como defensor dos cristãos da época... dentro da religião afro-brasileira, a espada e uma representação figurativa como arma que afasta o dragão, e que figura como uma erva de banhos de desimpregnacao, ou descarga, de elementos varios.
Re:Planta
Data: 31-01-2022 | De: João Batista Hulse Pianta
Muitas plantas, mas muitas como a espada de São Jorge, receberam nomes de Santos por causa da inquisição. Os Alquimistas para não ir para fogueira batizaram suas plantas com nomes de Santos da igreja católica. Muitos evangélicos tem medo de tomar banhos, pq nunca ler a Bíblia de verdade, em toda ela falam de banhos energéticos, inclusive no 1o banho de Jesus foi de mirra e incenso ( como disse acima é uma árvore) .
.se Jesus pode, pq não podemos ????
ea Cananbys. tenho encontrado pessoas que dizem que ela também na biblia e é de grande importancia.
Data: 09-02-2020 | De: Paulo
grato desde já.
Caracteristicas Botanica
Data: 17-01-2012 | De: Aldebaran Aleph Sophia
Gostaria que tb fosse mencionado sobre os aspectos astrologicos que cada planta possui, ou seja, se sao plantas solares e assim por diante!!! Acredito que é uma boa forma de comentar esta parte da botanica oculta!