Conceitos Iniciais sobre os Mantras

17-07-2012 12:22

 

E Deus disse: Fiat Lux!

 

 

    Quando falamos em mantras nos vem a cabeça a imagem de um oriental sentado repetindo um mesmo som durante um grande período de tempo: “Aum, Aum, Aum...” - “Hare Krishna, Hare Krisha...”

 

    Mas o que vem a ser realmente um Mantra? Qual seu conceito, sua origem e suas finalidades? A palavra Mantra tem origem no Sânscrito, sendo seu significado literal: MAN- Mente, TRA- Alavanca, apoio. Ou seja, Mantra significa “Alavanca da Mente”, aquilo que a desperta e a impulsiona para um nível mais elevado de consciência.

 

mantras, flor de lótus, fiat lux, origem dos mantras, ocultismo, magia, espiritualismo    Essas alavancas são os sons, as vibrações, as sílabas, palavras e frases que formulamos, que de acordo com sua natureza, sua origem e suas analogias, carregam em si significados profundos que visam despertar a mente do homem para determinada finalidade a qual lhe é atribuída. Porém essas palavras são apenas o invólucro do mantra, apenas a sua forma exterior, como nosso corpo, e que carregam em si a alma do mantra, a sua essência.

 

    Recitar tais palavras sem a compreensão do seu significado de pouco ou nada vale para o praticante, pois somente através da síntese em sua mente é que se pode realmente despertar seus atributos. Os mantras não atuam por si só, mas dependem da mente que os utiliza, pois são sementes em diferentes solos. Portanto para adentrarmos na natureza do mantra é necessário conhecer seus conceitos, seus significados, as intencionalidades e virtudes de cada letra e palavra. É necessário criar as condições para sua mente receber um mantra e observar a sua história e seus contextos para que não seja um trabalho sem relevância para o praticante.

 

A origem cósmica do Mantra:

 

    “E Deus Disse: Fiat Lux”

 

    A chave dessa origem está demonstrada neste versículo do Gênesis, onde o principal apontamento se dá na criação da luz. Mas atente que para que a luz fosse criada “Deus Disse”. Foi necessário que Ele dissesse para que a luz fosse feita.

 

    Aqui está explícito A origem física da Criação do mundo, pois toda matéria é composta por partículas que se condensaram de um nível mais sutil, commúsica, som, partituras, notas musicais, mantras, flor de lótus, fiat lux, origem dos mantras, ocultismo, magia, espiritualismo vibração mais elevada para um nível mais denso de vibração. A aceleração de partículas gera uma vibração, uma perturbação no espaço em que se encontra, resultando daí o som, e o som potencializado, ou a matéria em alta freqüência desencadeia o fenômeno da luz.

 

    Logo se percebe que a origem da luz é o som, e o som vem de uma palavra expressa. Notoriamente este é um simbolismo da cosmogonia. Segundo o conhecimento Védico e Tibetano esta palavra, ou este som primordial emitido por Deus é exatamente a Silaba OM (AUM), que porta em si, ou seja, em cada letra e símbolo uma essência que traduz exatamente o processo metafísico implícito neste caráter.

 

    Então é isso, pessoal. No próximo estudo abordaremos a simbologia e tipologia deste Mantra Primordial, revelando sua natureza, o porquê de o ser e suas finalidades e efeitos na matéria e no espírito.

 

    Deixo com com vocês uma sugestão de meditação:

 

    Ao se deitar, mentalize o mantra Om (AUM) por 3 vezes, em seguida recite o Mantra Om vagarosamente após inspirar profundamente por mais 3 vezes, após isso volte a mentalizar o mantra por mais 3 vezes, ou até pegar no sono.

 

    A finalidade deste exercício é despertar naturalmente as propriedades deste mantra, que pode servir como equilibrador da mente, do corpo e da alma, colocando o praticante com uma sintonia mais fina e mais próxima de seu verdadeiro ser primordial, lhe revelando sensações e segredos de seu interior. Faça por uma semana ininterrupta.

 

Até mais!  

Om Shanti!!!

- Victor Beloni

 

Este estudo é contribuição da Sagrada

“Ordem Mística e Filosófica a Flor de Lótus no Brasil”

 

Questionário

Gostou deste Artigo?

Sim (9)
45%

Não (11)
55%

Total de votos: 20

A Casa da Bruxa ← :Anterior - Próxima: → Mantra Primordial: OM (AUM)

Conceitos Iniciais sobre os Mantras:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário