Cura com Alimentos - Parte III

24-02-2012 14:00

 

Cura com alimentos 3: Sugestão de Técnicas

 

    Seguindo a proposta do último artigo, eu trouxe neste algumas técnicas básicas que vão te ensinar a cultivar suas próprias plantas aromáticas, medicinais e comestíveis, usando pouco espaço e sem muito esforço. 

Cura com alimentos, botânica, compostagem, canteiro, horta suspensa, ocultismo, magia, espiritualismo, plantas, plantio

 

  Compostagem: essa é uma técnica que transforma o lixo orgânico em adubo. Quando utilizamos essa técnica diminuímos o lixão de nossas cidades e os custos com adubo e húmus.

 

    Passo a passo:

 

1-    Cura com alimentos, botânica, compostagem, canteiro, horta suspensa, ocultismo, magia, espiritualismo, plantas, plantioa primeira coisa a se fazer é separar o lixo orgânico (resto de alimentos vegetais) dos inorgânicos (plástico, vidro, papel e metal). Na sua composteira só podem ser colocados os orgânicos.

2-    Em uma área livre de alagamento, faça uma “cama” com galhos (isso ajuda a oxigenar a sua composteira), a seguir forre com palha ou folhas secas e deposite seu lixo orgânico e cubra novamente com palha ou folhas secas.

3-    Toda vez que você for depositar mais lixo na composteira deve cobri-lo com as folhas secas, fazendo assim uma espécie de sanduíche.

4-    Quando ela alcançar mais ou menos um metro comece outra composteira e deixe essa primeira descansar por cerca de três meses.

5-    Durante os meses de descanso revire a compostagem uma vez por semana e molhe a sua pilha, isso auxilia na oxigenação dos microorganismos que farão todo o trabalho. Passado o três meses seu adubo orgânico esta pronto.

6-    Se preferir pode adicionar cinzas, serragem e esterco, esses composto enriquecem seu preparo.

 

Cura com alimentos, botânica, compostagem, canteiro, horta suspensa, ocultismo, magia, espiritualismo, plantas, plantio    Canteiro instantâneo: essa técnica é utilizada por que tem o quintal todo cimentado e não pode fazer um canteiro convencional ou para quem tem um terreno de difícil manipulação (que tenha muitas pedras ou grama muito fechada).

    Passo a passo:

 

1-    Em cima da calçada cimentada, pedregulhos ou mato roçado forre uma “cama” com papelão ou folhas de bananeira do tamanho do canteiro desejado (podem haver pequenas quantidades de terra se você desejar).

2-    Cura com alimentos, botânica, compostagem, canteiro, horta suspensa, ocultismo, magia, espiritualismo, plantas, plantioA seguir faça uma camada de meio metro de galhos secos misturados com tiras feitas do tronco da bananeira ou folhas e capim secos.

3-    Com pedaços de papelão faça pequenos cones que servirão como vasos temporários.

4-    Faça buracos no canteiro e encaixe os cones neles. Encha-os com terra e plante suas mudas ou sementes nos cones.

Enquanto suas plantas crescem o papelão se decompõem e as folhas e galhos se transformam em adubo e terra. Molhe o canteiro moderadamente e quando suas plantas estiverem grandes ele estará pronto e fértil. Para fazer a manutenção e plantar novas plantas e só acrescentar mais matéria orgânica ao canteiro e fazer novos cones de papelão.

 

    Canteiro suspenso: essa técnica consiste em utilizar as garrafas PET como vasos que serão perdurados em qualquer lugar de sua casa. É uma técnica simples e eficaz que qualquer um pode fazer.

    Passo a passo:

    Primeira opção:

Cura com alimentos, botânica, compostagem, canteiro, horta suspensa, ocultismo, magia, espiritualismo, plantas, plantio1-    Com uma tesoura ou estilete corte sua garrafa ao meio, estando ela na vertical. Encaixe a parte que contém o bico na outra metade da garrafa, formando assim um vaso na parte de cima e um compartimento para água na parte inferior.

Cura com alimentos, botânica, compostagem, canteiro, horta suspensa, ocultismo, magia, espiritualismo, plantas, plantio

2-    A seguir jogue pedras no fundo de seu vaso (elas servem para impedir que a terra “vaze” toda para a parte inferior do vaso), e por cima coloque terra. Agora o seu vaso está pronto para ser usado.

 

Cura com alimentos, botânica, compostagem, canteiro, horta suspensa, ocultismo, magia, espiritualismo, plantas, plantioSegunda opção:

1-    Com sua garrafa na horizontal, faça uma abertura na lateral dela.

2-    Com um prego quente faça pequenos furos na parte inferior do seu vaso.

3-    Faça outro furo no fundo da garrafa, amarre um barbante nesse furo e no gargalo da garrafa.

4-    Coloque uma camada de areia e logo por cima outra camada de terra bem adubada. Agora é só plantar suas mudas ou semear suas sementes.

 

    Dicas: pinte suas garrafas de preto por fora, isso auxilia no crescimento das raízes. Na segunda opção você pode fazer uma espécie de beliche com seus vasos e pendurá-los na parede ou varanda.

 

    Ainda há muitas outras técnicas a serem apresentadas, por falta de tempo e espaço listei essas que considero básicas, mas se você fizer uma busca rápida pela net encontrará outras tantas. Eu sugiro: minhocário caseiro, biofertilizantes, controle biológico de pragas e plantas companheiras.

 

Referências:

Prefeitura de Embú das Artes. Agricultura ecológica e hortas comunitárias: Manual teórico e prático. Janeiro de 2010.

https://www.agriculturaurbana.org.br/

 

- Irmão Folha Verde

Questionário

Gostou deste Artigo?

Sim (7)
50%

Não (7)
50%

Total de votos: 14

Cura com Alimentos - Parte II ← :Anterior - Próxima: → Observadores dos Céus

Cura com Alimentos - Parte II.B:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário