Cura com Alimentos - Parte I

11-02-2012 13:14

 

     Oi, gente!

    Semana passada eu escrevi o último artigo daquela sequência de textos teóricos/científicos/históricos sobre as plantas. Sei que essa fase tende a ser mais maçante e tediosa, mas não pude pula-la, pois ela nos daria base para falarmos sobre essa segunda fase, que é sobre a cura com as plantas. A partir de hoje levaremos os artigos com partes teóricas e práticas.

 

    Nessa nova série vamos ver as introduções sobre cura com: os alimentos, com homeopatia, com fitoterapia, com florais, entre outros. Passarei uma pequena introdução só para que vocês tenham noção do que estaremos tratando nos textos mais complexos. Também teremos algumas sugestões de remédios básicos no final de cada artigo para que vocês comecem a praticar "a coisa".

 

    Dados os "blablablás" introdutórios, vamos ao texto em si:

 

    Os nossos alimentos não são só pra encher a barriga e saciar a fome, eles também servem para nos nutrir e nos curar de certas doenças. Mas para que possamos saber quais usar em determinadas situações temos que classificá-los em determinados grupos.

 

    Ácidos, básicos e acidulantes:

 

    Um grande números de doenças gástricas, de pele e intestinais são causadas pelo desequilíbrio corporal do pH (potencial de Hidrogênio). Atualmente nosso estilo de vida industrializado tem nos proporcionado muitos alimentos ácidos ou acidulantes (com pH menor que 7), enquanto os básicos (ou alcalinos, com pH acima de 7) são quase que escassos em nossa dieta diária. O pH do corpo humano deve variar entre 7,3 e 7,5, ou seja, deveríamos ser levemente alcalinos. Mas na prática não é isso o que acontece. Acabamos muitas das vezes sendo muito ácidos e poucas vezes muito alcalinos. Esse desequilíbrio nos leva a uma série de doenças como: gastrite, gases, acnes, pele extremamente oleosa, febre interna, etc... Uma boa forma de vencer essas doenças não é tomar remédios industrializados, que fazem os sintomas sumirem em um passe de mágica, e sim mudarmos nossa alimentação normalizando o pH de nosso corpo.

 

    É interessante notar que alguns alimentos mesmo ácidos em sua composição acabam se tornando alcalinos no final da digestão. O certo a se fazer é equilibrar a alimentação sendo a quantidade dos alcalinos pouca coisa superior a dos ácidos ou acidulantes. Abaixo uma tabela com alguns alimentos já classificados:

 

cura por alimento, categoria de alimento, ph, alcalino, neutro, ácido, acidulantes, tabela de alimentos, botânica, ocultismo, magia, espiritualismo

 

 

1.1  Testes caseiros da saliva, da urina ou do sangue:

 

    Nesses testes você vai poder saber o valor aproximado do seu pH, seja o do sangue, da urina ou da saliva. Pode-se optar por somente um ou por todos, cura por alimento, categoria de alimento, ph, alcalino, neutro, ácido, acidulantes, tabela de alimentos, botânica, ocultismo, magia, espiritualismomas somente um já é suficiente. Por exemplo: se eu tenho gastrite ou azia eu devo fazer o de saliva e assim por diante.

 

    O teste é relativamente fácil, você só deve pegar uma gota da substância (saliva, urina ou sangue) e colocá-lo em algum papel de teste de pH (papel tornassol, Litmus...) que são encontrados facilmente em livrarias, ai é só ver o resultado da cor e saber o valor aproximado do seu pH. A partir daí é só usar a tabela abaixo pra saber como você está.

 

cura por alimento, categoria de alimento, ph, alcalino, neutro, ácido, acidulantes, tabela de alimentos, botânica, ocultismo, magia, espiritualismo

 

 

    Se o seu teste der um pH ácido você deve refazer a sua dieta e acrescentar alimentos básicos e alcalinizantes. As frutas cruas são ótimos alcalinizantes, mas quando processadas e/ou adoçadas se tornam acidulantes.

 

     Se der básico deve acrescentar alimentos ácidos ou acidulantes. Carnes vermelhas, massas e laticínios devem ser acrescentados na sua dieta.

    

    E se por acaso o resultado for muito ácido ou muito básico aconselho que procure um médico urgentemente!

 

    Daremos continuidade nesse assunto nos próximos artigos. Creio que muita gente está com a sensação de ter tido uma aula de química, e se sim, é isso mesmo. Não podemos entender as plantas sem entender a química. Mas aqui aprenderemos de uma formar fácil e básica.

 

    Tarefa de casa:

 

    1.      Fazer o teste de pH;

    2.      Descobrir se sua dieta é mais ácida ou básica;

    3.      Descobrir quais efeitos o seu pH tem feito em seu corpo;

    4.      Readequar sua dieta;

 

Fazendo experimentos:

 

Eu gostaria que vocês fizessem alguns experimentos pra provarem por si mesmos o que eu disse.

 

    1.      Quando você ou alguém próximo sentir azia ou gastrite coma um tomate cru e sem tempero, marque o tempo até a sua dor passar e veja se ela reaparece depois de um tempo;

    2.      No almoço tente comer somente comidas ácidas e no jantar somente básicas/alcalinas, e veja a diferença. Quais foram as sensações? Qual comida você tentou usar pra fazê-las parar?

 

 

- Irmão folha Verde

Cura com Alimentos - Parte I:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário