Energia Universal e Chakras

02-10-2012 20:54

    Hoje estamos começando a coluna sobre Bioenergia. Para explicar os conceitos abrangidos neste tema, vou tentar levar a coluna escrevendo de uma forma clara e explicativa, mas a princípio bem abrangente. Para tanto, teremos uma sequência longa de teorias e práticas ao mesmo tempo, a fim de avançarmos não só com embasamento teórico, mas sentindo na pele as experiências, portanto adquirindo o verdadeiro conhecimento.

 

    Para começar, vamos falar sobre três teorias básicas:

 

bioenergia, chakras, auras, yin, yang, eocultismo, nadis, energia vital, prana, ki, axé, corpos sutis, plano físico, astral, mental, monádico,     1º O nosso Universo é formado por pelo menos 11 dimensões. Isso quer dizer que tudo o que conhecemos no plano físico (inclusive nós mesmos) também existem em outros 10 planos de existência. Parece irreal, mas as 11 que eu estou citando são as já comprovadas pela física! Então vamos considerar, por enquanto, apenas estas.

 

    2º A teoria das cordas, que é aceita pela ciência ortodoxa como verdadeira, que nos diz que tudo é interligado a tudo!

 

    3º A teoria da física quântica que prega que todas as coisas existentes no Universo são formadas da mesma “energia primordial”.

 

    Assim podemos concluir que somos uma combinação imensa de energias dispostas em vários planos de existência que interagem com uma infinidade de outras combinações de energias em milhares de planos...

 

    Opa, isso pode ter dado um nó na sua mente nesse momento, mas tenha calma. Veremos isso detalhadamente, parte por parte.

 

Energias

 

    bioenergia, chakras, auras, yin, yang, eocultismo, nadis, energia vital, prana, ki, axé, corpos sutis, plano físico, astral, mental, monádico, signosEu preferi usar o modelo oriental de combinações de energia por julgar que as pessoas conhecem muito mais sobre Yin e Yang do que Cabala, e por esse modelo ser infinitamente mais simples.

 

    Como vocês podem visualizar na imagem ilustrativa, a energia “primeira/primordial” é formada por uma única energia Yin e Yang ao mesmo tempo, ou seja, são uma só energia e não a “combinação” de duas energias. Se nós separarmos essa energia, vamos ter duas energias, uma oposta a outra. – Até aqui tudo bem? – Continuando, se pegarmos as duas e jogarmos em uma fórmula matemática para descobrimos quantas e quais são as probabilidades de combinações existentes entre elas, vamos achar quatro prováveis combinações: Yin/Yin, Yin/Yang, Yang/Yin e Yang/Yang. Assim, de uma energia “pura ou simples” chegamos a quatro possíveis energias. E a partir daí há uma infinidade de combinações e recombinações, seja com duas, três, quatro ou quantas variáveis você quiser.

 

    Na imagem temos a possibilidade de combinação com duas variáveis e até doze combinações, mas essa é uma tabela básica. Neste caso específico, ela representa um esquema da formação energética dos signos zodiacais. Há vários outros métodos de combinações existentes por ai, como a Cabala, com suas sephiroth e o I-ching, com seus Trigramas... Por hora, seguiremos com este modelo, que eu considero o mais simples e fácil de entender!

 

Planos de Existência

 

    Segundo a tradição oriental existem (ou são conhecidos) sete planos de existência, sendo eles:

 

    - plano físico;

    - plano astral;

    - plano mental;

    - plano intuicional;

    - plano espiritual;

    - plano monádico;

    - plano divino.

 

    Guarde esta referência, pois nós trabalharemos ela num próximo texto.

 

O ser humano e seus corpos

    

    bioenergia, chakras, auras, yin, yang, eocultismo, nadis, energia vital, prana, ki, axé, corpos sutis, plano físico, astral, mental, monádico, Como seres multidimensionais que somos, nos manifestamos em várias dimensões (ou diferentes planos de realidade) e possuímos um sistema de corpos, no qual, o corpo físico é na realidade, um conglomerado de todos os outros, com o acréscimo da matéria ou substância planetária.

 

    São conhecidos ao todo sete corpos: físico, etérico, emocional, mental, astral, celestial e etérico. Mas aqui nós esbarramos no grande problema da nomenclatura, pois cada cultura atribui um nome a esses corpos.

 

Chakras e Nadis

 

    bioenergia, chakras, auras, yin, yang, eocultismo, nadis, energia vital, prana, ki, axé, corpos sutis, plano físico, astral, mental, monádico, Apesar de eu já ter comentado sobre esse assunto no meu texto “Alimentação, saúde e magia” vou repassá-lo nesta coluna.

 

    Os chakras são centros captadores, armazenadores e distribuidores de Energia Vital (prana, ki, chi, axé...) do nosso corpo. Existem milhares de centros de força distribuídos pelo corpo, os quais estão ligados por canais chamados nadis. Os nadis formam uma imensa malha pelo corpo, idêntica ao sistema circulatório do sangue, que leva essa energia para todos os pontos do corpo. Segundo textos orientais existem cerca de setenta e duas mil nadis por todo o corpo humano. No sistema energético humano os chakras são responsáveis por capturar, transformar e direcionar as diferentes frequências dessa energia. Eles captam essa energia do ambiente, do Cosmos e de todos os materiais existentes no planeta e absorvem para o nosso melhor aproveitamento. Além de serem receptores, os chakras também são emissores, ou seja, emitem energia para o ambiente ou para outros objetos e seres vivos.

 

    Apesar do grande número (144.000 ao todo), sete são os mais conhecidos e estão dispostos ao longo da coluna vertebral. Estes também são considerados os chakras vitais, pois estão ligados a órgãos e glândulas, que se danificados, causam a morte certa. O equilibro ou desequilíbrio dos chakras ou nadis depende de nossa alimentação, exercícios físicos, estado emocional, estado mental...  Mantê-los equilibrados é de vital importância, visto que eles regulam nosso sistema endócrino, emocional, mental e físico. Muitas doenças proveem do desequilíbrio dessas energias.

 

    Este é um texto introdutório, pessoal. E eu tinha a intenção de dar uma orientação sobre de onde vem, como é formada e como age no Universo a chamada energia primordial, até culminar no nosso corpo. Daqui para frente, nos aprofundaremos em tudo que está relacionado a Bioenergia e começaremos com os chakras, para entendermos melhor como eles funcionam e no próximo artigo vou detalhar chakra por chakra, sua posições, funções e correlações.

 

- Irmão Folha Verde

Referências:

Mãos de Luz, in Um guia para a cura através do campo de energia humano, Barbara Ann Brennan.

Reiki Nível I Shoden, in Reiki Br; Plínio Ganzer Moreira e Luiz Franklin Mattos.

 

Questionário

Gostou deste Artigo?

Sim (15)
71%

Não (6)
29%

Total de votos: 21

Sobre Deuses e Cores ← :Anterior - Próxima: → Elementos - Fogo

Energia Universal e Chakras:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário