Formas-Pensamento e a Evolução Espiritual - As Formas

17-07-2012 18:24

 

 

    “As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade. As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você. Aprenda com a Sabedoria Divina a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito bem”.

 

                                               - André Luiz / Chico Xavier

 

    No último artigo tivemos uma introdução às Formas-Pensamento, com uma abordagem básica sobre os padrões psicossomáticos que envolvem essa estrutura. Vimos também um dos procedimentos utilizados no âmbito das pesquisas paracientíficas em busca de respostas nessa área, sobretudo com os resultados obtidos por Hippolyte Baraduc. 

    

    Sabemos de antemão que a construção das Formas-Pensamento são comandadas por três princípios:

 

    1. A natureza do pensamento - determina sua forma;

    2. A qualidade do pensamento - determina sua cor;

    3. A precisão do pensamento - determina a nitidez de sua forma.

 

    Como esse assunto é extenso, abordaremos o conteúdo com outros três artigos em sequência. Neste primeiro falaremos a respeito das formas. Aqui pretendo mostrar aos leitores como a natureza de nossos pensamentos interfere na construção de suas formas. Como já existem estudos muito bons desenvolvidos a respeito das formas, ao invés de criar um novo material para a abordagem visual desse artigo em questão, sintetizarei as informações que podem ser encontradas no livro Formas de Pensamento, de Besant e Leadbeater, publicado pela Ed. Pensamento. Escolhi esse material por dois motivos: o primeiro é pela didádica do livro, pois de todos os materiais que eu estudei a respeito do assunto, esse foi de mais fácil compreensão; e o segundo, é que algumas de suas imagens podem ser facilmente encontradas na internet, e em se tratando de formas, seria essencial têlas disponíveis para ter uma noção visual mais concreta a respeito do tema. A seguir, no próximo artigo, trataremos das cores. Trarei para vocês uma gama de aproximadamente 36 cores e seus significados. Dessa forma, pode-se conceber uma noção mais completa da construção programada de uma forma-pensamento e o que isso pode dizer a respeito de você, quando determinada cor estiver impressa em seu corpo astral. E o último artigo tratará das questões remanescentes que por ventura ainda restarão. Em todas essas abordagens, estará implicita a questão da Reforma Íntima e, não menos importante, do direcionamento que isso nos dá no que diz respeito a nossa evolução espiritual (consciencial).  

 

    As Formas 

 

    Para chegar a uma conclusão de padrões de formas e cores, foi necessário que durante os estudos, tanto com médiuns quanto os de âmbito paracientífico, se tivesse a noção exata do pensamento que a produzia e mais, de qual sentimento aquele pensamento vinha acompanhado. A partir daí, com base em comparações que validavam tanto os resultados obtidos pelos médiuns, quanto pelos paracientistas, foi possível chegar ao mapeamento dessas formas e seus significados. 

    

    A forma que se obtém do pensamento não é a representação perfeita dele, mas sim do efeito causado na matéria etérica pela vibração que aquele pensamento acompanha. Ou seja, se eu pensar numa maçã, não é a forma de uma maçã que será reproduzida, mas o efeito que aquele pensamento produz, em forma, cor e nitidez. Essa forma-pensamento estará diretamente ligada ao sentimento que acompanha aquele pensamento, como por exemplo, repulsa ou desejo por maçãs.

 

    Portanto, o pensamento dá origem a vibrações que atuam sobre a matéria do corpo mental no exato momento em que foi produzido. Através desse impulso, o corpo mental projeta para o exterior uma porção vibrante de si mesmo, adotando uma forma que será determinada pela natureza dessas vibrações. É nessa operação mental que se produz uma espécie de atração da matéria elemental do mundo mental e é também nela que a projeção da forma se transforma em uma via de mão dupla: "Aquilo que é Meu ME VEM, pela Lei da Atração" (Livro de Instruções, Primeira Série - Círculo Esotérido da Comunhão do Pensamento).

 

    Dessa forma, construimos formas-pensamento a todo instante. E o que determina o padrão habitual delas é a vibração, ou em termos astrológicos, a oitava na qual a pessoa se mantém quando em situações corriqueiras. Contudo, essa criação não precisa ser tratada como um ato passivo, como se fosse apenas uma consequência instintiva ou "orgânica" da psique, pois se trata de uma entidade vivente, e assim sendo, sob a direção de uma vontade tranquila e firme, essa forma pode tanto ser aperfeiçoada quanto projetada conscientemente para um determinado fim. E quanto mais sutil for a matéria que a constituir, mas poderosa e enérgica será a forma-pensamento, podendo desempenhar papéis de alta transcendência. 

 

    Vejamos algumas formas-pensamento que foram mapeadas no livro já citado:

 

Forma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodelera.    Essa forma demonstra vago prazer intelectual. Uma nuvem de cor amarela, que indica a capacidade intelectual do homem. A cor amarela frequentemente aponta característica de atividade intelectual. De maneira geral, se o intelecto for direcionado para objetivos inferiores, egoístas, essa cor se encontrará num matiz mais sombrio. Do contrário, quanto mais voltado para trabalhos humanitários estiver o intelecto da pessoa, mais claro será o matiz. Devido a sua natureza, a esse tipo de forma-pensamento possui um contorno bem definido.

 

b.    Uma intenção firme de saber ou de aprendizado, faz a forma-pensamento evoluir para uma espécie de serpentinaFormas-pensamento, reforma íntima, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodeler ou hélice, como se pode observar na figura à direita. A cor, como demonstra a intenção intelectual, se manterá no amarelo, variando em matiz de acordo com o que falamos antes. Formas análogas podem ser observadas em demonstrações de interesse em saber de qualquer espécie, o que geralmente mudará nesse aspecto é a cor da intenção. Por exemplo, uma curiosidade frívola pode gerar uma forma análoga, mas como a inteligência não estará desempenhando nenhum papel, a cor pode passar de um amarelado para tons mais escuros, passando por matizes que cheguem até um vermelho enegrecido, como o tom de uma carne estragada. 

 

Forma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodelerc.    Essa imagem mostra a forma gerada através de uma explosão de raiva momentânea, comumente traduzida pela expressão “alguém perdeu a cabeça". Não se trata de uma raiva cultivada, mas daquela que surge em alguma situação. Uma manifestação brusca, porém irregular em seus efeitos. O vazio do centro indica que o sentimento que o produziu situa-se no passado, e que nenhuma outra força estava sendo gerada além dessa explosão. Uma forma-pensamento gerada por um acesso de nostalgia, por exemplo, mudaria esse aspecto.

 

d.    Ao contrário da forma anterior, as setas ou raios da figura à direita dirigem a ira certeiramente contra um indivíduo. OForma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, relâmpago, raio, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodeler responsável por essa explosão achava-se em guerra contra as situações que o circundavam. Além disso, essa figura revela uma característica do temperamento colérico do sujeito que a criou, que sente-se insultado ou maltratado por alguém, características que são apontadas pelos relâmpagos de cor alaranjada combinados com o escarlate, que mostra que seu orgulho foi seriamente ferido. 

 

Forma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodelere.    Já a forma vermelha enegrecida à esquerda demonstra uma variante de paixão, no sentido de baixos desejos ou vícios. Nesse caso em particular, uma avidez por álcool. Essa é a forma-pensamento criada no corpo astral de um homem assim que ele adentra um bar, ansioso para beber. As prolongações como caudas indicam justamente um desejo insaciável dessas baixas paixões. A cor mostra uma questão de cobiça e sexualidade numa frequência mais animalesca. À medida que a vibração desse homem vai melhorando, essas caudas tendem a ficar com as alças na diagonal e a colocação rosada, até estados mais sublimes... É o que acontece quando começamos a trabalhar nossos desejos, ou os chamados defeitos capitais.

 

Forma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodelerf.    As quatro imagens a seguir mostram o resultado obtido pelo envio persistente de auxílio a uma pessoa, diariamente e a uma hora determinadaForma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodeler. Não foram resultados conquistados todos no mesmo dia, mas em momentos diferentes. Todo o conjunto foi percebido paulatinamente pela pessoa que os recebia.  

Forma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodeler

Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodeler, Forma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo        Os tons azuis mostram a forma mais espiritual do pensamento; cores amareladas, o vigor intelectual, a energia mental ou o desejo de coragem projetados para quem os recebia; os tons rosados das cruzes demonstram simpatia. Esse tipo de emissão de formas-pensamento podem ser extremamente potencializadas ao serem invocadas e aprimoradas em grupo e focadas em um único objetivo. Esse tipo de atividade constitui uma comunhão mental ou uma comunhão de pensamento. A forma à direita deixa bem explicito o desejo sincero de ajudar. É uma intenção que invoca proteção espiritual, como sugerem o crescente azul e sua projeção de luzes douradas.  

 

Forma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodelerg.    A lâmina a esquerda demonstra aspiração para atingir toda a Humanidade num desejo de evolução. É criada por pessoas que ao invés de reclamar e criticar o que as demais fazem ou deixam de fazer, canalizam uma projeção energértica para o planeta. Essa forma mental específica foi criada durante uma meditação, por uma pessoa que concentrou sua força de vontade no desejo de envolver todo o gênero humano e atraí-lo para um ideal elevado. Então a forma produzida é emana do seu criador e cruza por cima, como que envolvendo a atmosfera terrestre, para voltar ao ponto de partida, tal como o gênero do pensamento que o criou.  

 

h.    Essa imagem alada, é uma forma-pensamento de amor e paz, de proteção e bênção, emitida por alguém que detém a capacidade e a autorizaçãoForma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodeler para abençoar. Poder e direito que podem ser exercidos através de um cuidado despojado de quisquer outros fins senão o de enviar proteção e paz ao objeto de preocupação. A cor rosa das asas, levam a expressão do amor e o dourado de seu círculo é a proteção carregada pelo nobre sentimento. O amor que costuma gerar essa forma-pensamento é perceptível em preces projetadas, como a de uma mãe para o seu filho. 

 

    Agora um parêntesis: eu já fiz uso dessa forma-pensamento para ajudar um amigo numa situação delicada. Além da forma como está expressa na imagem, consegui programar adicionalmente outras funções. Uma delas foi para que assim que o "alvo" fosse alcançado, uma forma piramidal fosse projetada a partir da esfera dourada, para envolvê-lo em caso de ameaça. Além disso, na ocasião, eu me projetei astralmente junto com meu mentor, para potencializarmos essa forma através de passes extrafísicos. O resultado foi tão intenso, que mesmo não sendo clarividente, esse amigo foi capaz de perceber a atividade e interagir com ela, e uma hora depois, descreveu suas impressões, que traduziam com precisão tudo que eu havia feito… Isso sem conhecer de antemão o método que seria utilizado.

 

    Como vocês podem ver, é possível programar uma forma-pensamento, estipulando com detalhes as forças que elas evocam. Para criar uma forma-pensamento consciente, a fim de direcioná-la, não é necessário balizar-se por alguma figura que já tenha sido mapeada. Basta determinar e firmar bem a sua vontade. Não se esqueça que essas formas podem causar influência sob alguém e que uma vez aberta, a porta permite entrada e saída. Lembrem-se do VI Princípio Hermético, o de Causa e Efeito: "Toda a Causa tem seu Efeito, todo o Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei" - O Caibalion.  

 

    Você pode treinar essa capacidade de programação, mas o fato é que as suas vibrações naturais e as formas-pensamento que produzirá nos momentos em que não estiver direcionando determinada intenção, serão análogas a sua vibração. Isso fica impregnado no seu corpo astral e é passível de ser visto em sua aura. Portanto, conforme a evolução consciencial da pessoa, essas formas vão tornando-se mais belas, o afresco das cores adquirindo tons mais brandos e seus contornos, mais nítidos. Até mesmo um momento de desequilibrio de um homem com a consciência mais evoluída, como um acesso de revolta e indignação, fica "mais bonito" em formas e cores, do que o de um homem grosseiro. Vale considerar que nível de consciência de uma pessoa não está ligado a acesso que ela tem às informações, ou seja, a seu "conhecimento" (as aspas são propositais).    

 

    As Formas Nos SonsForma-pensamento, vago prazer intelectual, evolução espiritual, psicoterapia reencarnacionista, ocultismo, magia, espiritualismo, Núcleo Revisão, Carolina de Oliveira Scodeler

 

   Esta é a imagem de uma forma-pensamento criada a partir do som. Ela foi captada do lado de fora de uma igreja, momentos depois do organista ter parado de tocar. Isso mostra com clareza que o tipo de música que você escuta também emite vibrações e uma forma mental, que da mesma forma que um pensamento, pode afetar ou interferir em alguém. A partir disso dá para ter uma ideia de porque ocorre o contágio do público em grandes shows.

 

    Essas músicas (esse contágio) podem impregnar o corpo astral da pessoa. Da mesma forma, há tipos de música que podem auxiliar até mesmo na ativação dos chakras ou limpeza dos corpos sutis. Esse efeito, como já foi explicado no texto sobre Mantras, pode sim ser muito melhor, se quem está entoando o mantra está ciente do seu significado. 

 

    Espero que ter conseguido esclarecer relativamente bem aquilo que eu me propus. No próximo artigo faremos um passeio através das cores e seus significados nas formas-pensamento e na aura das pessoas.

 

 Este artigo é uma colaboração da

Psicoterapeuta Reencarnacionista Carolina Scodeler. 

Você pode encontrá-la no Facebook através do link: https://www.facebook.com/NucleoRevisao

Questionário

Gostou deste Artigo?

Sim (11)
61%

Não (7)
39%

Total de votos: 18

Formas-Pensamento e a Evolução Espiritual - As Formas:

dúvida

Data: 19-10-2012 | De: vanda

GOSTEI ! tENHO PROCIURADO SOBRE O ASSUNTO FORMAS-PENSAMENTE E NESTE SITE ENCONTREI UM BOM MATERIAL DE ESTUDO.
TIVE A VISÃO DE FORMAS PENSAMENTO VERMELHA EM FORMA DE UM VÓRTICE QUE SE MOVIMENTA O TEMPO TODO COM UM NÚCLEO ESCURO E OUTRA EM QUE TUDO ERA VERMELHO E FORMAS REDONDAS COM OLHOS NEROS SE MOVIMENTAVAM AGITADAMENTE. SERÁ QUE VOCÊS PODERIAM ME DIZER O QUE PODE SIGNIFICAR?

Excelente

Data: 17-07-2012 | De: Suzanna

Muito bom texto. Super explicativo. Realmente as forma-pensamentos são poderosas e devemos sim usá-las. Claro, sempre no sentido do bem ao próximo.

Itens: 1 - 2 de 2

Novo comentário