Mantra Primordial: OM (AUM)
Daremos início agora ao estudo do Mantra Primordial: “OM” (AUM)
Tradução: “Absoluto”
“OM”, é um Bij Mantra, ou seja, um mantra raiz, que contém de 1 a 10 letras em sua composição.
Sua Finalidade, sua característica e seus símbolos, expressam a originalidade de toda manifestação do som, ou seja, a primordialidade da geração de tudo. Como falamos no estudo anterior, tudo o que é manifesto tem origem na vibração. Por isso ele não possui tradução literal, mas atribuímos a ele o significado de “Absoluto”.
Devemos atentar que, antes de haver a manifestação do som, ele já existe, mas num plano virtual, ou seja, imanifesto mas pré-concebido na mente cósmica. No vazio da nossa mente, ou no vazio do universo, este som primordial imanifesto recebe o nome de “Sabdha”.
Podemos fazer uma analogia deste poderoso mantra com o nosso AMÉM, aqui no ocidente. E, por isso é tradição também que se entoe o Om antes de qualquer mantra para potencializar as outras diversas formas desta arte. Como por exemplo: Om Mani Padma... Om BhurBhuvasVaha...
Sobre sua fonética e sua síntese:
AUM- é a forma concreta do mantra, dizemos Om, pelo fato da letra “A+U” sintetizarem na fonética o som de “O”.
Podemos analisar que ele possui 3 caracteres, assim expressando uma potencialidade trina, já que toda fonte de manifestação do universo começa no 3, tudo é trino: “Tese, antítese, e síntese”, “neutro, positivo, e negativo”, “Corpo, Alma e Espírito”, Etc...
Então, o Mantra Om é a síntese das manifestações trinas de todo o universo. Para fazer sua verificação basta o praticante elevar sua consciência no plano trinitizado que tiver interesse de despertar.
Desvendando sua Essência:
O mantra possui gênero: Masculino, feminino ou neutro.
Possui temperamento, o que nos remete ao despertar das qualidades psíquicas inerentes ao ser humano: Quente, Frio, Morno.
A - a letra “A”, representa em si a abertura, a expansão, é uma letra quente e masculina, o que traz os aspectos de fecundidade, criação, é o universo em expansão.
U - A letra “U” representa a manteneção, continuidade, é uma letra fria, e podemos perceber que também representa o útero, onde se produz a vida. É neutra em gênero.
M - A letra “M” representa o fechamento, a morte, no sentido de renovação. É morna e feminia, traz o encerramento, a separação a dissolução.
Esses trez aspéctos sintetizam o equilíbrio da natureza, as três etapas do processo da vida, as três qualidades de Deus, e assim evocam Brahma, o Criador, Vishnu, o Mantenedor, e Shiva, o destruidor. O Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Nascimento, vida e morte.
Finalidade:
Com a aplicação desse mantra de forma consciente, o praticante há de despertar essas manifestações em seus diversos níveis psíquicos, materiais e astrais, e poderá perceber em si, mediante a entonação correta dessas vibrações, essas três características reverberando em seu ser, o levando a estágios de consciência mais elevados, trazendo maior concentração, paz de espírito, equilíbrio, e alinhamento com as forças cósmicas. Podemos dizer que através deste mantra nós podemos criar, manter e destruir.
Por isso, cuidado! Entoar qualquer mantra de forma banal, desregrada, pode acarretar sérias conseqüências ao desavisado que já possui certo nível de compreensão de suas propriedades. E usá-lo para o mal é nada mais, nada menos, do que se envenenar, pois o próprio mantra traz em si a dissolução do que é ilusão, ou seja, você irá se aniquilar ao fazer isso.
Utilize o mantra OM para trazer as idéias advindas do criador para si, a força vital cósmica que alimenta todos os seres e também para limpar aquilo que não deve mais estar presente em sua vida, para descobrir e reativar os pontos adormecidos em seu cérebro, para curar, para irradiar luz, para entrar em estado de meditação profunda.
Sugestão de prática:
- Entoar cada letra de forma bem prolongada, afim de perceber e manifestar cada potencialidade:
1. Sente ou deite em um lugar escuro, de preferência na hora de dormir, aquiete sua mente, respire lentamente.
2. Depois de estar relaxado, pense que o som já existe, mas ainda no mundo imanifesto, e comece a ver a luz surgir, na expressão da letra A:
3. Entoe: “-aaaaaaaaaaaa....”, logo a manifestação que existe em todo o universo estará em seus lábios.
4. Em seguida com U e o M, mas trazendo para dentro de cada entoação e cada letra as características trinitizadas que o estudante conceguir conceber, a vida, a morte...
-AAAAAAAAUUUUUUUUMMMMMMM-
5. Termine entoando 3 vezes o Mantra “OM”, pois após absorver em sua consciência todas as potências, agora você pode entoar o mantra sintetizado, que irá liberar todo elemento contido em sua meditação durante o processo anterior, de uma forma subjetiva, subconsciente.
Om Shanti!!!
- Victor Beloni
Este estudo é contribuição da Sagrada “Ordem Mística e Filosófica a Flor de Lótus no Brasil”
Tags:
Conceitos Iniciais sobre os Mantras ← :Anterior - Próxima: → Prece de Caritás
Mantra Primordial: OM (AUM):
Não foram encontrados comentários.