Qualidades

04-09-2012 16:56

 


Trindade, Astrologia, Qualidades dos signos, Cardenais, Fixos, Mutáveis, Tilion, eOcultismo, Touro, Câncer, Capricórnio, Aquário, Áries, Gêmeos, Sagitário, Libra, Escorpião, Virgem, Peixes

 

    A partir da dualidade primordial, surgem nuances, diferentes formas de combinação dos princípios positivo e negativo. O conjunto destes resultados dá origem aos signos astrológicos. No entanto, antes de detalhar estas representações de facetas da personalidade humana, é importante definir grupos que possam enquadrar as combinações de yin-yang. Neste texto, serão abordadas as qualidades e, no próximo, os elementos, dando base suficiente para a definição de cada um dos signos.

 

    A fim de entender como luz e trevas se combinam, definiu-se uma divisão que leva em conta os ritmos da dinâmica universal: ação, manutenção e adaptação. O que nos remete às trindades primordiais (Brahma, Vishnu e Shiva), aos ciclos (início, meio e fim) e tantas outras analogias trinas. Seus nomes podem ser diversos, mas aqui serão definidos como: Cardinais, Fixos e Mutáveis.

 

    Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio)

 

Trindade, Astrologia, Qualidades dos signos, Cardenais, Fixos, Mutáveis, Tilion, eOcultismo, Touro, Câncer, Capricórnio, Aquário, Áries, Gêmeos, Sagitário, Libra, Escorpião, Virgem, Peixes

    Cada um dos signos cardinais representa um dos pontos cardeais (Áries – Leste, Câncer – Norte, Libra – Oeste, Capricórnio – Sul), ou seja, são aqueles que definem uma direção, um rumo a seguir. Também são eles que regem as mudanças das estações durante o ano (Áries – Primavera, Câncer – Verão, Libra – Outono, Capricórnio – Inverno)*. Dessa forma, entre seus principais aspectos, encontra-se a vontade, o ímpeto pelo início e conquista de novos desafios. Estes signos não se atraem por movimentos lentos, mas por ação. É frequente, portanto, que, entre seus maiores pontos fracos, se encontre a ansiedade, a imprudência e a arrogância.

 

    O simbolismo cardinal está associado aos começos, àqueles que sentem grande prazer em dar início a novos projetos, mas se entediam durante seu desenvolvimento. O desafio, no caso, é encontrar pequenos novos desafios durante o trajeto e seu fim. Como seria natural afirmar, o excesso de cardinalidade precisa ser contrabalanceado com investimento em características fixas e mutáveis.

 

Fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário)

 

Trindade, Astrologia, Qualidades dos signos, Cardenais, Fixos, Mutáveis, Tilion, eOcultismo, Touro, Câncer, Capricórnio, Aquário, Áries, Gêmeos, Sagitário, Libra, Escorpião, Virgem, Peixes, Zodíaco

    Chamamos de fixos aqueles signos que se encontram em uma posição intermediária em relação às estações do ano. São deles, portanto, as características de persistência, estabilidade e concentração. Não é difícil encontrar entre eles a vontade de atingir um ponto de conforto, onde se possa adquirir estabilidade na vida. Adeptos de um ritmo mais lento, porém constante, também são representados por seus defeitos principais: teimosia, egoísmo, apatia. Há neles também algo a se destacar: sua memória costuma ser excelente.

 

    Devido ao seu modo de pensar e agir bastante focado na profundidade e costumes arraigados, são firmes em seus objetivos. Acontece, porém, de perderem a flexibilidade, precisando, então, adquirir a consciência de que novos modos de pensar e agir podem agregar muito, quando mostrarem efetividade. Por isso, excesso de aspectos fixos, exige adição de pontos cardinais e mutáveis.

 

    Mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes)

 

Trindade, Astrologia, Qualidades dos signos, Cardenais, Fixos, Mutáveis, Tilion, eOcultismo, Touro, Câncer, Capricórnio, Aquário, Áries, Gêmeos, Sagitário, Libra, Escorpião, Virgem, Peixes, Zodíaco    Uma vez que Cardinais iniciam estações e Fixos simbolizam seu desenvolvimento, cabe aos Mutáveis o encerramento destes períodos e a preparação para a futura transição. São signos de caráter adaptativo, se comportando muito bem em situações que envolvem mudanças e instabilidade. Entre seus fatores positivos, há também uma grande capacidade de percepção e uma mente engenhosa. É esperado também que possuam seu lado sombrio, com características negativas como inconstância, indecisão e bipolaridade.

 

    Transformações instigam signos mutáveis e as mudanças são sempre bem vindas, dando cor às suas rotinas. O grande desafio aqui é, às vezes, deixar de lado a instabilidade para escolher um lado e se dedicar à ação (Cardinal) ou manutenção (Fixo).

_________________________________________________________________________________________

 

    Para que sejam refletidos e assimilados os conceitos aqui discutidos, recomendo um exercício simples: correlacionar as ideias de início, meio e fim com algo cotidiano, mas que possa se refletir em aspectos de personalidade, seus pontos fortes e fracos.

 

    *Esta divisão segundo as estações se deve à origem das associações simbólicas entre mitos e signos, que, na Astrologia Tradicional, se deu no hemisfério norte. No entanto, é possível fazer uma analogia com o hemisfério sul.

 

Fraternalmente,

Tilion

 

_________________________________________________________________________________________

 

Por favor, leitores. Não deixem de votar, se gostaram ou não do artigo. Essa ferramenta nos serve de termômetro para sabermos se estamos no caminho certo com a coluna e a sua participação é muito importante.

Questionário

Gostou deste Artigo?

Sim (9)
50%

Não (9)
50%

Total de votos: 18

Florais de Bach I ← :Anterior - Próxima: → Sobre o Zumbi de Toraja

Qualidades:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário